domingo, 27 de junho de 2010

Vinil 69 Produções - Quem somos?






A Vinil 69 é formada por produtores culturais e artistas com o objetivo principal de democratizar a cultura, desenvolver e realizar projetos de teatro de rua, circo e música que visam a construção de uma sociedade que valorize e potencialize a cultura como instrumento de inserção social, política e econômica.




A Vinil 69 Produções é:

Joe Lima, Músico e Produtor Musical:
Estudou, primeiramente, violão clássico e na seqüência, cavaquinho, charango (instrumento andino, aprendido com músicos latino-americanos) e baixo, que veio juntar o gosto pela percussão, pelas levadas rítmicas com a harmonia. Atuou e gravou com grandes nomes da MPB, entre eles Taiguara, Fafá de Belém, Luiz Melodia, Jards Macalé, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Zé Ramalho, Mestre Darcy do Jongo, Maria Creuza, Cláudia Telles, Leila Maria, Sonia Delfino, Claudete Soares, o pianista e compositor João Donato, com os mineiros do Clube da Esquina, Lô Borges e Toninho Horta, tendo atuado ainda ao lado de músicos como Armandinho, Renato Piau, Raul de Souza, Luiz Alves e Paulinho Trompete. Atualmente, acompanha o ator/cantor Serjão Loroza e desenvolve seu trabalho autoral junto a Banda Caixa Preta. Participou como músico nas montagens teatrais “Menino no Meio da Rua” produzido pela ONG “Ação da Cidadania” e dirigido por André Câmara e “Clara Nunes, Brasil Mestiço”, com direção de Ana Velloso e Gustavo Gasparini e direção musical de Ricardo Rent.

Leo Carnevale, Ator, Diretor, Palhaço, Mágico e Produtor Cultural:
Nasceu em Petrópolis e foi criado no Rio de Janeiro. Inicia na carreira em 1987. Em 1999 começa a investigar o palhaço e a comicidade popular. Vem apurando o trabalho cênico com vários mestres da arte cômica como: Tortell Poltrona, Chaco Vacchi, Loco Brusca, João Carlos Artigos, Leris Colombaioni, e outros. No ano de 2002 cria o projeto “Passeios de Quarta” e durante dois anos sai pelo bairro da Gloria, R.J., com seu palhaço Afonso Xodó. Em 2005 monta o espetáculo solo “Pulitrica”, fruto de sua experiência na rua aliada à pesquisa da arte mágica. Tem levado o espetáculo para vários estados do Brasil, participando de mostras e festivais. Em 2007, cria o projeto Boa Praça de ocupação de espaços públicos, que está no terceiro ano de realização. Vem atuando na área artística a mais de 20 anos.

Luanda Morena, Produtora Cultural:
Produtora Cultural pela Universidade Estácio de Sá, teve seu primeiro contato com arte e cultura no berço. Filha de músico, foi educada artisticamente e criada em meio a espetáculos musicais e teatrais. Em 1998 e 99, participa do curso de Amir Haddad no Tá Na Rua, iniciando seu contato com o Teatro de Rua. Entre 1999 e 2002, estuda técnicas de teatro e improvisação com Márcia Frederico. Em 2005, realiza seus primeiros trabalhos de produção como assistente em eventos musicais. Com a Caixa Preta, a partir de 2006, realiza shows em projetos como o Quintas no BNDES, Dia DZumbi (Dia da Consciência Negra, Lapa), Reveillon de Copacabana e em casas como Sérgio Porto, Caixa Cultural. Ainda em 2006, inicia seus estudos relaciona dos à cultura popular, especificamente do Jongo e com Caixa Preta e Dona Sú realiza oficinas sobre esta cultura. Em 2008, abre a Vinil 69 Produções, com Vinicius Longo, Joe Lima, associada à Leonardo Carnevale Produções e realiza, desenvolve, produz e agencia projetos e artistas como Projeto Boa Praça que realiza ocupação anual de praças do RJ e Banda Caixa Preta que há 12 anos trabalha transcendendo o Jongo dos Terreiros.

Vinicius Longo, Palhaço, Jornalista e Produtor Cultural:
Formou-se em 2001 e antes mesmo de se formar, começou a trabalhar na área cultural, onde foi durante dois anos, editor de uma revista eletrônica sobre cultura, chamada "Guerrilha Aberta", com cerca de 12 colaboradores e fez uma série de oficinas e cursos com palhaços de várias partes do mundo (Marcio Libar, João Artigos, Jango Edward, Chacovatchi e outros). Em 2007, funda sua empresa de produção cultural, Vinil 69 Produções, onde produz uma série atividades ao ar livre, entre elas a Primeira Maratona de Artista de Rua.com, no Aterro do Flamengo. Em 2008, se associa ao Núcleo Boa Praça, onde se torna coordenador do projeto de ocupação de espaços públicos, que está no quarto ano de realização, que já ocupou mais de 14 Praças pela cidade. Ainda no mesmo funda a Cia 2 Banquinhos, que investiga o jogo cômico de dupla, junto com André Pateta e Luanda Morena. Em 2011, completa dez anos de atividade artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário